Softwares de eficiência energética nas empresas

O aumento do consumo de energia nas últimas décadas vem acarretando maiores gastos para as empresas. A criação de softwares de eficiência energética foi adotada por empresas como Eletrobras, SEBRAE, Insulation Instituten entre outras.

O objetivo é diminuir o desperdício de energia nos processos das empresas, visando analisar a cadeia de produção e identificar locais onde ocorrem esses gastos de energia e propor maneiras de corrigi-los.

O software 3E Plus Insulation Thickness consiste em determinar o isolamento térmico de motores industriais. Com isso é possível reduzir o consumo de energia e as emissões do motor, acarretando uma diminuição de gastos para a empresa. Outro software interessante é o AirMaster, que consiste em um programa que obtém informações sobre sistemas de ares comprimidos, que podem ser utilizados para análise e verificação da eficiência que o equipamento esta tendo. Consequentemente é possível verificar onde estão ocorrendo ganhos e perdas de energia.

Outro software que trabalha direto com a eficiência energética  e redução do consumo de energia elétrica, é o DOMUS, que foi elaborado pela PUC – Paraná. Esse software permite você elaborar o modelo em formato 3D da sua residência ou edifício. Com o modelo em mãos é necessário inserir os dados de climatização, para verificar o quanto o seu local está desperdiçando de energia. Além disso é possível obter uma análise de custos a partir da estrutura tarifária estabelecida pela ANEEL.

Estes softwares foram feitos para auxiliar na redução de custos de empresas, onde elas irão utilizar a energia de forma mais eficiente, gastando menos com energia.

Utilizando esse principio a Grid Energia é uma empresa especializada em eficiência energética e possui dentro do seu portfólio, um produto para atender empresas que desejam serem mais eficientes.



Right Menu Icon