Novo formato de PLD entra em vigor em janeiro de 2021

Novo formato de PLD entra em vigor em janeiro de 2021

A modernização do Setor Elétrico vem sendo um assunto destaque na maioria dos eventos de energia do Brasil há algum tempo. Dentre os diversos pontos discutidos, o mais comentado, nos últimos anos, é a adoção de uma formação de preços horários no Brasil (PLD horário), assim como é feito em outros países do mundo.

O tema ganhou força em 2017 na Consulta Pública nº 33 do Ministério de Minas e Energia (MME). Desde esse momento, o setor sabia que era apenas uma questão de tempo para a implantação do PLD Horário e a principal dúvida era: Quando a nova sistemática iria entrar em vigor?

Já em março de 2017, a Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP) propôs a adoção dos preços horários a partir de 2019. Em abril de 2018, começaram a ser divulgados os “Preços Horários Sombra”, com o intuito de fornecer dados não oficiais aos agentes para que estes pudessem se adaptar aos novos formatos de preço.

No mês seguinte, em maio de 2018, a CPAMP decidiu postergar a implantação para janeiro de 2020, pois os modelos computacionais responsáveis pelos cálculos ainda não estavam totalmente maduros. Em dezembro de 2018, a CCEE passou a disponibilizar a “Contabilização Sombra”, que é o resultado financeiro de cada agente caso a precificação fosse feita de maneira horária.

Em julho de 2019, o MME decide que a implantação do preço horário será feita em duas etapas, sendo elas:

  1. A partir de jan/20: O Modelo de Despacho Hidrotérmico de Curtíssimo Prazo (DESSEM) será utilizado pelo ONS para a operação do sistema;
  2. A partir de jan/21: O Modelo de Despacho Hidrotérmico de Curtíssimo Prazo (DESSEM) será utilizado pela CCEE para a formação de preços horários.

Divulgação dos primeiros valores de PLD Horário de 2021

Depois de todos esses avanços e discussões sobre os preços horários no Brasil, finalmente estamos chegando na sua efetiva implantação.

A CCEE divulgou ontem (31/12/2020) os primeiros 24 valores oficiais de PLD Horário da história do Brasil. Os valores são válidos para hoje, dia 01/01/2021. O Gráfico abaixo apresenta os preços.

O dia de hoje será um grande marco para o Setor Elétrico Brasileiro. Um passo a mais para a tão discutida modernização.

Sejam bem-vindos a esse novo mundo, com todos os seus riscos e oportunidades!



Right Menu Icon