Ibama e Norte Energia chegam a um acordo com relação à vazão no trecho de vazão reduzida

Ibama e Norte Energia chegam a um acordo com relação à vazão no Trecho de Vazão Reduzida

Desde o final de 2019, o Ibama vinha solicitando mensalmente a alteração da vazão de água liberada pela usina de Belo Monte para a Volta Grande do Xingu, antigo percurso natural do rio. O argumento do instituto era de que a vazão liberada pela Norte Energia, dona da UHE Belo Monte, no TVR (Trecho de Vazão Reduzida), estava sendo insuficiente para garantir a reprodução da fauna aquática, a manutenção das florestas e dos modos de vida dos moradores indígenas e ribeirinhos.

Uma vez que a usina libera mais água para o TVR, menos água fica disponível para a geração de energia. Neste período do ano, a usina de Belo Monte é de extrema importância para o suprimento energético do sistema. Com a redução da geração, fez-se necessário o acionamento de usinas térmicas, o que gerou um custo adicional estimado de R$ 1,3 bilhão, apenas em janeiro e fevereiro deste ano.

Acordo entre Ibama e Norte Energia

No dia 8 de fevereiro deste ano, o Ibama e a Norte Energia chegaram em um acordo, no qual o consórcio se compromete em investir cerca de R$ 157 milhões, nos próximos 3 anos, em medidas de mitigação para a conservação do meio ambiente e dos modos de vida das populações da Volta Grande do Xingu. Dessa forma, a usina que, no começo do ano pretendia operar com o Hidrograma de Vazões A, passará a operar com o Hidrograma B. O gráfico abaixo apresenta os hidrogramas A e B, além do determinado pelo Ibama em janeiro e fevereiro.

Em janeiro e fevereiro, a vazão efetivamente liberada pela usina para o TVR foi muito maior que ambos os hidrogramas, conforme demanda do Ibama. Com o acordo, já em março deste ano, a vazão liberada será a do Hidrograma B, que é maior que a do Hidrograma A, mas bem menor que a vazão que o Ibama vinha pedindo.

O setor elétrico se vê mais aliviado com essa decisão, uma vez que os custos decorrentes da baixa geração de Belo Monte eram arcados pelos agentes via preços ou encargos.



Right Menu Icon