O que é um Certificado de Energia Renovável

O que é um Certificado de Energia Renovável?

Os Certificados de Energia Renovável (REC’s) são uma ferramenta para documentar o consumo de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis. Os REC’s são reconhecidos pelas Diretrizes para verificação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por aquisição de energia elétrica.

Com o compromisso de reduzir as emissões de CO2 geradas pela produção de energia elétrica, grandes corporações como Apple, Wal-Mart, Honda, Microsoft, Amazon, McDonald’s, General Motors e Google investem cada vez mais em fontes de energia limpa.

Como muitas empresas não têm condições de investir em usinas para gerar sua própria energia renovável, utilizam como alternativa o recebimento da energia renovável da forma tradicional e comprovada por REC’s firmados junto aos geradores do Setor Elétrico Brasileiro.

Como funcionam os Certificados de Energia Renovável?

Ao comprar Certificados de Energia Renovável, as empresas são abastecidas com a energia da rede local, que geralmente é um “mix” de fontes renováveis (hídrica, eólica, solar) e não renováveis (térmicas a óleo, gás ou nucleares). Em troca, elas estão investindo na geração da mesma quantidade consumida em energia limpa, ou seja, elas se apropriam somente da parte limpa que é colocada no sistema.

Os REC’s atestam que a energia consumida é limpa e rastreável, ou seja, que é proveniente de uma fonte de energia renovável.  A energia comprada com esses certificados pode ser utilizada para neutralizar as emissões indiretas pelo consumo de energia do Inventário de Emissões de GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol.

Dessa forma, empresas que obtém os REC’s não só comprovam a redução de emissões de GEE, mas também melhoram seus indicadores em programas como o Carbon Disclosure Program (CDP), o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Down Jones Sustainability Index (DJSI).

Algumas características dos Certificados de Energia Renovável :

  • Cada certificado representa 1MWh de energia injetada no sistema. Um REC é a prova de que 1 MWh (um megawatt hora) foi injetado no sistema a partir de uma fonte de geração de energia renovável;
  • Há certificados de energia eólica, solar, hídrica ou biomassa;
  • Cada certificado tem uma “data de nascimento”, já que ele tem em sua identidade o mês e ano em que aquela energia foi gerada;
  • Quando um consumidor adquire um certificado, ele se apropria, por meio de um certificado, daquela energia que foi injetada no sistema e aquele certificado não será usado por mais ninguém e aquela quantidade de energia sai da conta do sistema.

Quais benefícios os certificados podem trazer para a sua empresa?

Sabemos que a mudança do clima preocupa tanto as empresas quanto os consumidores. Por isso, ao longo dos anos, a responsabilidade socioambiental vem se tornando um importante elemento para a imagem das empresas. Assim, usar energias renováveis é, além de uma forma de contribuir para a redução das emissões de GEE na atmosfera, uma maneira de agregar valor ao seu produto ou serviço.

Para os emitentes do certificado, o registro é uma forma de obter uma receita adicional. Essa receita é um incentivo direto para que o produtor continue investindo em geração de energia renovável.

Já para quem adquire os Certificados de Energia Renovável, os benefícios são outros. O principal deles é a comprovação da origem da eletricidade consumida e a correspondente redução de emissão de gases de efeito estufa. 



Right Menu Icon