O que é o Mercado Livre de Energia?

Um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica

O Mercado Livre de Energia é ambiente de negócios aonde qualquer empresa, consumidora de energia elétrica, pode negociar direta e livremente, com as empresas geradoras de energia,dentro de regras e normas específicas do setor.

O Mercado Livre de Energia foi criado em 1995 para permitir que determinados consumidores passassem a contratar diretamente o fornecimento de energia elétrica independentemente de sua localização geográfica.

Na prática, os consumidores que optam pelo Mercado Livre de Energia passam a receber duas contas mensalmente. A primeira conta será da mesma distribuidora local de energia, por exemplo a CEMIG para quem está em Minas, a CPFL e a Eletropaulo para quem está em São Paulo, a CELG para Goiás ou a Light para uma parte do estado do Rio de Janeiro.

A segunda conta será da comercializadora de energia que representa o gerador de energia escolhido pelo consumidor. O valor total muitas vezes pode oferecer uma economia de até 35% em relação a conta anterior quando o consumidor estava ligado apenas a distribuidora de energia local!

Este é o princípio mais importante do Mercado Livre de Energia: o consumidor passa a ter acesso a múltiplas opções de preços e condições de fornecimento.

mercado livre de energia
Right Menu Icon